domingo, 18 de outubro de 2015

Mongaguá

Galeraaa que saudade de vocês!!! 

Sério, foi difícil ficar sem postar nada durante essas duas semanas, mas precisávamos nos preparar para as provas e foi tudo muito bem, obrigada!

Este final de semana queríamos fazer algo um pouco diferente para recuperar o tempo perdido, então acordamos cedo, fizemos as malas e fomos até o litoral sul para buscar novas histórias. Confesso que esperávamos por sol, areia quentinha e água fresca, mas São Pedro estava de mal humor e nos deu chuva, vento e frio... (faz parte né?!)

Mas nós não desistimos fácil (viu Pedrão?!) fomos até Mongaguá e encontramos três pessoas super simpáticas e batalhadoras, bora lá?!


Grilo feito de palha. (Foto: Suênia Paula)

Gerson, tem 25 anos e Sirlene 43, estão juntos há 2 anos e trabalham de forma artesanal. A matéria prima deles é palha. Não, você não leu errado, é palha mesmo!

Tudo começou quando um senhor que fazia arte com palha os ensinou a trançar um grilo e uma rosa em troca de uma cachaça Corote, depois de entender como o processo funciona, foram aprimorando aquilo que aprenderam. 

Sirlene comenta que o trabalho deles é considerado "arte de rua", no qual, um passa o seu conhecimento ao outro, sempre se reciclando. Os dois vivem somente com o artesanato e o lucro varia de acordo com o movimento do dia.

Gerson comenta que quando não recebe dinheiro em troca de seu trabalho, ouve aquele famoso "Que Deus te abençoe" e Ele realmente abençoa e transforma o dia e a vida dos dois (e de nós todos). Eles recebem encomendas para decorar festas de casamento, aniversário, debutante etc.


Sirlene : "Esta é a única flor que dura pela vida inteira e mesmo morta, ela fica cada vez mais viva". (Foto: Suênia Paula)

Gerson oferecendo a rosa de palha. (Foto: Suênia Paula)

Sirlene "O que gratifica é o sorriso das pessoas". (Foto: Suênia Paula)

Gerson deu para cada uma de nós um grilo e uma rosa, e o mais incrível é que ele produz os materiais em questão de minutos! Se você ficou interessado, visite os dois em Mongaguá, eles ficam por lá às sextas, sábados e domingos e à partir de Novembro ficarão lá diariamente, aqui está o link do Face deles para quem gostou do trabalho Gerson Palha.

Obrigada pessoal, adoramos os nossos presentes :D


Simone "O sol brilha para todo mundo, não precisa passar por cima de ninguém". (Foto: Suênia Paula)

Agora iremos falar desta moça simpática que se chama Simone, ela tem 42 anos, caiçara e trabalha com o comércio há 20 anos no mesmo local, criou sua filha dentro da barraca, pois, não tinha quem cuidasse dela, atualmente a moça está com 19 anos e a ajuda divulgando seu trabalho nas redes sociais e fazendo vídeos de como utilizar seus produtos.

Por um tempo resolveu morar em São Paulo, mas não se adaptou e voltou para Mongaguá. Fazia artesanato, mas notou que este trabalho tem mais força no Nordeste, no litoral de São Paulo não vende muito, então, começou a comprar bijuterias e revendê-las em sua barraca.

Seu maior público são os paulistanos e por mais incrível que pareça, o pessoal de Mongaguá não gostam de gastar o seu dinheiro por lá, eles preferem ir até a Praia Grande para comprar os mesmos produtos. 

Simone é realmente apaixonada pelo que faz e enquanto fazíamos a entrevista, dava para ver o amor nos olhos dela, foi de arrepiar! Ela se sente bem em atender o público, que muitas vezes estão só de passagem e acabam não comprando nada, mesmo assim, Simone e sua funcionária fazem questão de atender todos muito bem e ela afirma que as pessoas gostam tanto disso que retornam para comprar mais tarde ou em outro dia.

Mostruário de turbantes. (Foto: Suênia Paula)

Mostruário de bijuterias. (Foto: Suênia Paula)

Visão geral da barraca Malagueta. (Foto: Suênia Paula)

Olha dá gosto encontrar pessoas que amam o que fazem e ainda por cima, conseguem ganhar dinheiro com isto. A paixão de Simone pelo comércio é muito inspiradora e ela faz encomendas via Facebook. Na página tem alguns videos que mostram como utilizar os acessórios e para conhecer é só clicar no link Malagueta.

Gente espero que tenham gostado de conhecer o trabalho maravilhoso dessas pessoas, tanto quanto gostamos de entrevistar...

Sem dúvidas iremos retornar lá assim que possível, mas desta vez para fazer umas comprinhas e visitar nossos novos Empreendedores de Rua.

Gostou? Comente! Divulgue! Se inspire!

E até semana que vem!!!

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário